Castração de Cães

Prós e Contras

A castração traz uma série de benefícios de saúde e comportamento. Entre esses benefícios há também o controle da população de animais abandonados, pois as cadelas podem ter 2 cios/ano (as gatas 4cios/ano) e a principal causa de abandono e sacrifício de animais é o descontrole populacional. 

Portanto, se você não pretende fazer seu cão cruzar, castrá-lo será uma opção saudável.

O site www.cachorroverde.com, cuja responsável é a veterinária Sylvia Angélico, aborda vários aspectos desse assunto. As razões e o momento adequado para a castração tanto na fêmea quanto no macho podem ser analisadas em detalhes clicando no seguinte link: Castração: Prós e Contras.

É preciso entender que sentir dó em castrar o cão não leva em conta o tamanho de sua frustração quando uma fêmea entra no cio, ou quando um macho se depara com uma fêmea no cio. Essa frustração é que poderia dar um sentimento de dó. Porém, essa frustração pode ser evitada simplesmente com a castração. Se uma cachorra de rua estiver no cio passando pela frente de sua casa e você tiver um cão macho não castrado, o risco dele fugir de casa será um risco enorme. 

Contudo, se você pretende cruzar o animal, é importante entender que terá de assumir todos os cuidados de pré e pós-parto, vacinação e vermifugação dos filhotes. Possivelmente terá ainda de assumir alguns filhotes em definitivo. É óbvio que os cuidados necessários ao animal com filhotes são muito maiores e se você não pretende assumir esta responsabilidade então a castração será sua única saída.