Dominância x Liderança

DOMINÂNCIA x LIDERANÇA

É comum ouvir o termo dominância do cão. Alguns dizem que falta dominância ou liderança do dono. Estabelece-se então uma mistura de conceitos entre dominância e liderança para explicar comportamentos que não queremos do nosso cão. Alguns desses comportamentos são bastante naturais para os cães.

DOMINÂNCIA: exercício do poder, da autoridade, ou mesmo da força. É a imposição de vontade pelo medo ou pela obrigação dos dominados.

LIDERANÇA é construída e conquistada pela motivação e respeito dos liderados. Respeito é diferente de medo. Consequentemente, liderança é uma condição de parceria estável enquanto que dominação tende a ser instável e insegura.  Pode até demorar um pouco mais para conquistar a liderança, em compensação é uma condição de satisfação para ambos: líder e liderado. De outro lado, a dominação dura apenas enquanto o dominado entender que seu dominador detém força e/ou poder.

Se desejamos determinados comportamentos dos nossos amigos caninos, temos em primeiro lugar de ensinar o que esperamos deles. Em paralelo mostramos que não aprovamos certas atitudes durante a iminência de sua ocorrência. Esse ensinamento, assim como nos seres humanos, será mais fácil e eficaz se for realizado da maneira correta e desde o início de vida do animal (a partir da 8ª. semana de vida).

Por analogia, já pensou esperar uma criança completar 8 anos de idade para somente então ensinar a ela como se comportar em público, como agir com outras pessoas, onde e como fazer suas necessidades, etc…? Pior ainda será se, antes de começar a ensinar, apenas mimá-la em excesso (carinho e afeto são bons, mimos em excesso apenas atrapalham). E se toda vez que ela fizer algo que você considerar errado (sem que tenha ficado realmente claro para a criança o que é desejado) você brigar com ela, apenas irá confundi-la.  Será, portanto, injusto dizer que essa criança é teimosa (dominante), ou seja, não faz o que se espera dela e, portanto, precisa ser tratada na base da força.

Bom, é isso que ocorre em alguns casos quando um cão não recebe durante sua infância a devida orientação sobre o que esperamos dele. O cão certamente irá cometer erros por agir por puro instinto, pois não entende os “valores humanos”. Possivelmente será acusado de ser dominante e será tratado na base da força e da imposição como método de treinamento.

Como resultado, alguns cães acabam se submetendo às imposições por algum tempo, mas ficam sujeitos a uma brecha para agir apenas por seus instintos. Outros cães perdem a naturalidade e alegria e desistem de ter iniciativa, ou seja, se tornam apáticos, pois preferem evitar as punições que poderão receber de seu tutor.

Supondo que ninguém esteja interessado num cão apático, ou num cão que seja um pestinha esperando a primeira oportunidade para aprontar, precisamos ensinar o que esperamos dos nossos amigos caninos e manter sua motivação para fazer o que lhes ensinamos. Estamos à disposição na DogTreino para uma CONSULTA COMPORTAMENTAL .