Se seu cão fugir de você em algum momento, correr atrás dele não vai ajudar pois dificilmente irá alcançá-lo. O importante é ensinar ele a voltar sempre que se afastar em alguma situação de risco.
O comando VEM (ou AQUI) é talvez o mais importante de ser ensinado pois pode evitar essas situações de risco.
É importante treinar bastante o comando VEM/AQUI juntamente com o nome do cão. E o nome do cão nunca deve ser usado para repreendê-lo. Existe um modo certo de interromper comportamentos inadequados e não se usa o nome do cão com associações negativas (desagradáveis).
Chame a DogTreino e nós os ajudaremos a ensinar / adestrar seu para que ele se comporte de uma forma segura e socialmente aceitável.
Por exemplo: o cachorro só pára de latir quando você pega no colo. Caso você atenda a “ordem do cão” ele passará a comandá-lo e irá latir sempre (e muito) toda vez que quiser que seja pego no seu colo.
Pode ser difícil, mas o certo é ignorar essa “ordem” do cão. Se ignorar no início, mas ceder pelo aumento dos latidos terá ensinado a latir ainda mais. Caso seu cachorro continue latindo é melhor buscar ajuda de um profissional para avaliar o contexto do comportamento e as sutilezas em que ele ocorre.
As coisas erradas têm de ser reprovadas no instante em que estão acontecendo, ou melhor, no instante em que estão para acontecer. É o que chamamos de fazer o cão fracassar na intenção de cometer a atitude errada.
Por exemplo: seu cão fez xixi no sofá e logo em seguida ele pulou ao chão. Se você gritar com seu cão quando ele já estiver pulando (ou após ele pular do sofá) o bichinho poderá entender que não deveria ter pulado e não vai associar a repreensão ao xixi. Enfiar seu focinho no sofá onde urinou irá apenas confundi-lo e assustá-lo.
O cachorro não deve nos puxar pela guia! Pois nesse caso o cão passa a conduzir o passeio tornando-o difícil e cansativo, ou seja, uma inversão de papéis.
Não é apanhando que seu animal de estimação irá aprender o que é certo. Além disso as consequências de agredir o cão poderão ser bem danosas pois poderão torná-lo medroso e eventualmente agressivo por autodefesa.